fbpx
Sem categoria

O contexto da energia solar no Brasil

Segundo a Associação Brasileira de Energia Fotovoltaica (ABSOLAR), o Brasil atinge no momento o total de 300 mil unidades consumidores de energia fotovoltaica na geração distribuída. O país possui duas vantagens, a primeira é a sua abundância em silício, matéria prima das células fotovoltaicas, aquelas que compõem os módulos fotovoltaicos e convertem a energia solar em elétrica. Porém o Brasil não está aproveitando o material como poderia, exportando ele para outros países e importando os módulos, mas essa abundância dá a oportunidade de futuramente produzir as células fotovoltaicas em solo brasileiro. A segunda vantagem é que o Brasil está localizado próximo a linha do Equador, tendo recursos solares a sua disposição, favorável para o investimento em sistemas fotovoltaicos.

Para quem quiser investir em energia solar, no Brasil há disponível mais de 70 linhas de financiamento e formas de garantia financeira, com taxas de juro a partir de 0,75% ao mês. A economia gerada na conta de energia elétrica, por conta dos sistemas fotovoltaicos, além de pagar o investimento, pode ser aplicada a favor de sua família e em empreendimentos.

Por conta da pandemia do coronavírus, a conta de energia elétrica dos consumidores passou a ter um acréscimo de até 20%, o governo realizou esse aumento para prestar assistência às companhias do setor elétrico, como anunciado pela Associação Brasileira dos Grandes Consumidores de Energia e Consumidores Livres (Abrace). Sendo assim, os sistemas fotovoltaicos podem ser uma ótima alternativa para minimizar os custos com a energia elétrica, já que eles possibilitam uma economia de até 95% na conta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *