fbpx
Sem categoria

AMÉRICA DO SUL PRONTA PARA A TRANSIÇÃO PARA ENERGIAS LIMPAS

A partir de um estudo publicado pelo escritório de advocacia Ashurst sobre a transição energética, foi possível constatar que a América do Sul está preparada para o expansão das energias renováveis. Segundo o estudo, ela deve liderar o crescimento global, durante os próximos cinco anos, em relação aos investimentos de energias limpas.

Os resultados do relatório foram obtidos através de entrevistas com 2.090 executivos, os quais trabalham em diferentes empresas espalhadas pelos países que compõem o G20 (um grupo formado pelos ministros de finanças e chefes dos bancos centrais das 19 maiores economias do mundo, além da União Europeia). A pesquisa aponta que quase um quinto das pessoas pesquisadas gostaria de investir futuramente em energia renovável, transição energética e tecnologias de descarbonização.

A pesquisa constatou que todas as modalidades de energia renovável irão atrair investimentos. Além de destacar que os executivos de países como a Argentina, o Brasil e o México pretendem realizar expansões futuras em energia eólica offshore (utilização de parques eólicos construídos em território com a água). Já o índice de participantes que estão interessados ou já estão investindo nesse tipo de projeto é de 70% no Brasil. Para o escritório que realizou a pesquisa, a América do Sul se destaca por conta de suas disponibilidades de irradiação solar e de seus recursos eólicos, consequentemente, proporcionando vantagens e oportunidades para investimentos nessas duas fontes.

Os dados da pesquisa foram coletados anteriormente à pandemia do Covid-19, mas pensando a longo prazo, o escritório acredita que os fundamentos do mercado e a transição para energia limpa permanecerão praticamente inalterados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *