Qual a origem?
A potência da energia solar para gerar eletricidade, foi descoberta em 1839 pelo físico francês Alexandre Edmond Becquerel. Mas o sistema utilizado hoje em dia, foi apresentado somente em 1954 pelo engenheiro norte-americano Russell Shoemaker Ohl.
O que são painéis fotovoltaicos?
Os painéis utilizam como base o silício, que é um material semicondutor, ou seja, é condutor e isolante e consegue mudar com facilidade as características de condução elétrica, de acordo com o coordenador do curso de engenharia elétrica do Instituto Mauá de Tecnologia, Edval Elboni.
No painel solar existe um lado com maior quantidade de cargas positivas e outro lado com maior quantidade de cargas negativas. Com a incidência solar, as cargas negativas fazem a mudança de lado com as cargas positivas, esse movimento se chama corrente elétrica. É necessário um inversor que mude a tensão produzida para 127V ou 220V, pois essa incidência de luz solar nos painéis gera uma corrente elétrica com tensão menor, ou seja, incompatíveis com os aparelhos domésticos.
Como é feita a instalação?
Após o cálculo do consumo, que é feito com base na conta de energia elétrica, é possível fazer o orçamento do melhor modelo fotovoltaico, tendo como opções: on grid e off grid. On grid quando a rede elétrica está ligada à concessionária de energia local e off grid quando as baterias são carregadas ao longo do dia, para garantir o abastecimento noturno. Na primeira opção, caso ocorra algum problema, existe um sistema de armazenamento que direciona a energia em excesso a uma concessionária, isso irá garantir que durante a noite aconteça o abastecimento e libere um consumo direto da rede.
Quais as vantagens da energia solar?
Você passa a pagar a taxa mínima da conta de luz para a concessionária, ou seja, ela reduz entre 90% e 95%;
- Você entra num sistema sustentável e para de emitir gases como o CO2 (dióxido de carbono) e o CH4 (metano);
- O sistema é muito confiável e de rápida instalação, quando feito por profissionais;
- Fácil manutenção;
- Agrega valor de revenda ao imóvel.
Energia solar em apartamentos?
Apesar de ter um processo burocrático, por ter que passar pelas conformidades do prédio, os apartamentos também são aptos a utilizar sistemas de energia solar. Desde que tenham um local espaçoso para a construção de uma usina de energia, que será compartilhada para todos.
Referência: UOL (2021)