Alternativas de economia
Para quem deseja economizar na conta de luz, estas são as duas principais escolhas: energia solar fotovoltaica e térmica.
- Energia solar térmica, que transforma a luz em calor para o aquecimento da água.
- Energia solar fotovoltaica, que transforma a luz solar em eletricidade e é geralmente a opção mais usada.
As duas opções oferecem custos mais acessíveis para investimento e facilidades de instalação. A energia térmica é normalmente utilizada para aquecimento, enquanto a energia fotovoltaica produz toda a eletricidade necessária para um imóvel.
Elencamos, então, as principais diferenças entre os dois tipos de energia. Confira:
- Energia Fotovoltaica
A produção de energia fotovoltaica ocorre pela conversão de raios solares em eletricidade. Normalmente o Silício, que é um material semicondutor de energia, é utilizado na composição dos painéis fotovoltaicos, que são instalados em telhados ou nos solos.
Não há a necessidade de alta radiação para o funcionamento do sistema fotovoltaico. Entretanto, a quantidade de nuvens no céu é um fator determinante para a quantidade de energia produzida, ou seja, quanto menos nuvens, mais energia será produzida.
Proporcionando até 95% de economia na conta de luz do consumidor, um sistema de energia solar fotovoltaico possui uma vida útil de, no mínimo, 25 anos, sendo perceptível o retorno dos investimentos em torno de 4 a 6 anos. Os painéis fotovoltaicos podem ser usados para gerar eletricidade em empresas, casas, comércios, agronegócio e, até mesmo, em indústrias.
Essa energia solar fotovoltaica pode ser utilizada para o funcionamento de qualquer equipamento, como freezer, televisão, máquinas de lavar roupas, lâmpadas, ar-condicionado entre outros maquinários. Ela pode representar uma economia financeira importante para o orçamento das famílias e empresários.
- Energia Térmica
Apesar de não produzir eletricidade, a energia solar térmica proporciona o aquecimento para a sua casa ou estabelecimento. É a opção mais sustentável para esquentar água, tanto para processos industriais, quanto para residências. A energia térmica funciona por meio de tubos a vácuo ou coletores (que contêm fluidos como óleos ou água), que absorvem os raios solares e transformam em calor a radiação, gerando o aquecimento da água. Provocando menos poluição e sendo mais econômico, este sistema é útil para empresas que utilizam água quente nos seus processos industriais diariamente. A energia térmica solar é capaz de reduzir em até 80% o consumo de energia relativo ao aquecimento da água. Para atingir a temperatura ideal da água, esses aquecedores térmicos possuem uma resistência elétrica ou um aquecedor a gás.
Tanto a energia solar fotovoltaica, quanto a energia térmica são sustentáveis e oferecem benefícios ao consumidor. A decisão de qual sistema deve ser implantado dependerá da necessidade do cliente. De forma geral, a energia térmica é voltada para o aquecimento de água, enquanto a energia solar fotovoltaica produz energia para atender a toda demanda elétrica. Essas tecnologias estão cada vez mais em residências, comércios e indústrias pois oferecem economia e sustentabilidade.
Referência: G1/Globo.com (2021)