fbpx
Economia

Como funciona o compartilhamento de energia solar e o autoconsumo remoto

Você pode transferir os créditos de energia para uma outra propriedade, desde que a conta de luz esteja sobre o mesmo CPF/CNPJ e as unidades consumidoras sejam atendidas pela mesma concessionária.

Dentro da geração distribuída, tem-se o sistema caracterizado pela reunião de consumidores, dentro da mesma área de concessão ou permissão, por meio de consórcio ou cooperativa, composta por pessoa física ou jurídica, que possua unidade consumidora com microgeração ou minigeração distribuída em local diferente das unidades consumidoras nas quais a energia elétrica será compensada

O autoconsumo viabiliza a inserção de consumidores que não possuem espaço físico para instalação de sistema fotovoltaico. A partir dessa modalidade, esses clientes podem fazer parte ao sistema de compensação tendo sua geração realizada em outro endereço.

Na modalidade de autoconsumo remoto é possível você utilizar um terreno de sua propriedade para construir um sistema fotovoltaico e usar a produção de energia para compensar a sua conta de luz, na cidade, por exemplo.  Assim você pode produzir energia em outro local para reduzir a sua conta de luz, caso você não tenha o espaço ou condição favorável. Você só poderá fazer isto se estiver dentro da mesma área da distribuidora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *