fbpx
Sem categoria

A importância da energia solar para a economia

A redução de custos na conta de energia elétrica não é a única vantagem da energia fotovoltaica, ela também incentiva a economia com a geração de empregos. Segundo a Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA), a energia solar é responsável por gerar mais de um terço de 11 milhões de empregos oriundos de energias renováveis. Para cada megawatt (MW) instalado, 25 a 30 empregos são criados na região em que o sistema fotovoltaico foi instalado, podendo variar entre engenheiros, instaladores de módulos solares e eletricistas, por exemplo.

A energia fotovoltaica já gerou no Brasil mais de 130 mil empregos desde 2012, atraindo mais de R$ 26,8 bilhões em investimentos privados no país, segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR). Além disso, mesmo com o cenário atual, a ABSOLAR espera um crescimento desse setor, já que nas crises econômicas de 2015 e 2016, com o PIB do Brasil chegando a -3,5% ao ano, o setor teve um aumento de 300% por ano.

Segundo o Presidente do Conselho de Administração da ABSOLAR, Ronaldo Koloszuk, a energia solar pode contribuir para a redução de desemprego no Brasil: “Em um País com cerca de 13 milhões de desempregados, segundo os levantamentos oficiais, a energia solar fotovoltaica é um investimento estratégico para a geração de emprego e renda, inclusive em regiões remotas do Brasil”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *