fbpx
Sem categoria

A energia solar no Brasil ultrapassa o carvão e a energia nuclear

Segundo um mapeamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), ao considerar grandes usinas solares e também sistemas geração distribuída residenciais, comerciais, industriais e de produtores rurais, a potência total instalada ultrapassa das usinas termelétricas movidas a carvão mineral e nucleares no Brasil. A energia solar fotovoltaica é 4% maior, totalizando 5.763,5 megawatts (MW) de potência, enquanto as termelétricas somam um total de 5.586,8 MW.

Atualmente, como apontado pela ABSOLAR, o mercado de energia solar fotovoltaica já rendeu mais de R$ 30 bilhões de investimentos privados para o Brasil, sendo que desse montante, R$ 15,52 bilhões foram utilizados em usinas de grande porte, principalmente no Nordeste e Sudeste. O restante foi gerado através de investimentos em pequenos e médios sistemas, encontrados em residências, empresas, produtores rurais e instalações de governos.

O presidente do Conselho de Administração da ABSOLAR, Ronaldo Koloszuk, salienta que esses investimentos levaram ao 5.763,5 megawatts de energia solar, ultrapassando energias poluentes: “Com isso, a potência total solar ultrapassa em quase 4% a destas termelétricas, baseadas em recursos não-renováveis e com maiores impactos ambientais ao longo de todo o seu ciclo de vida”.

 

Fonte: Terra

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *